INOUT – Exposição de pintura – Maria José Cabral – no studioteambox

No studioteambox, o mês de dezembro começa com pintura: é já a partir de dia 3 que se pode visitar a exposição INOUT, de Maria José Cabral.

INOUT - Exposição de pintura - Maria José Cabral

INOUT – Exposição de pintura – Maria José Cabral

O tema para o conjunto de pinturas que esta exposição reúne não podia ser mais atual: as migrações humanas. Mas o foco mediático que sobre o mesmo tem vindo a incidir difere da abordagem que Maria José Cabral se propôs fazer nestas telas. Ao invés da exploração das causas que o motivam ou da medição do grau de precaridade resultante, o que esta artista explora é a própria “anatomia” do fenómeno e o efeito que o mesmo tem no ser humano: o da passagem por um limbo onde tempo, espaço e identidade são baralhados como cartas que serão redistribuídas para um novo jogo.

E a plasticidade dos trabalhos de Maria José Cabral não podia ser mais adequada a captar a essência desse limbo, que por vezes assume contornos oníricos: trata-se de uma pintura figurativa com
tendências abstracizantes, expressionista e de paleta vibrante, numa palavra, ideal para nos ajudar a descobrir onde acaba uma realidade e começa outra. Ou pelo menos tentar.

Licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes e mestranda em pintura na mesma instituição, Maria José Carvalho é uma artista em ascensão, contando já com algumas dezenas de exposições a título individual e coletivo, participações especiais em eventos de relevância cultural, nomeadamente no âmbito das relações de Portugal com os países lusófonos, e colaborações em contexto editorial.
Cultiva e exerce profissionalmente, desde 2009, a arte do retrato.


A exposição decorre no studioteambox de 3 a 17 de dezembro.
De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h.
A entrada é gratuita.
Ver localização

Cartaz: INOUT - Exposição de pintura - Maria José Cabral - no studioteambox

Deixar um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *