Exposição “A luz do teu olhar” no studioteambox – dia 24 de julho

Exposição - A luz do teu olhar - no studioteambox

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa, a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. Actualmente com projectos de intervenção para jovens adultos em Lisboa com a Casa Grande e em Valpedre, Penafiel com o Centro de Actividades.

A nossa missão é cuidar de cada etapa da vida das pessoas com Síndrome de Asperger, uma perturbação do espectro do autismo (PEA), crianças, jovens e adultos, no sentido de os ajudarmos a tornarem-se responsáveis pela construção do seu próprio projeto de vida, totalmente integrados na sociedade. A APSA desenvolve vários projectos/programas e actividades de apoio às pessoas com PEA e às suas famílias, promovendo a (in)formação, divulgação e principalmente a inclusão.

EXPOSIÇÃO
“A luz do teu olhar”
Projecto fotográfico realizado pelos jovens da Casa Grande.

Inauguração:
24 de julho às 18h.

Exposição patente no studioteambox até ao dia 2 de Agosto.

Horário:
Domingo a quinta-feira, das 15h às 19h (excepto feriados).


Sinopse

O ano de 2015 é o Ano Internacional da Luz proclamado pelas Nações Unidas e promovido pela Unesco. Inspirada neste tema, a APSA propõe um projecto intitulado, “A luz do teu olhar” onde os jovens com Síndrome de Asperger da Casa Grande irão desenvolver aptidões nas áreas artísticas e criativas relacionadas com a Fotografia.

Para o desenvolvimentos das etapas e metodologias do projecto, contamos com a colaboração da Imagerie- Casa das Imagens, nas pessoas da Magda e do Domingos que desenvolveram com os jovens a da técnica fotográfica estenopeica mais conhecida como Pinhole e que igualemente nos apoiaram a assinalar o dia internacional da fotografia de pinhole num evento na Casa Grande entre os jovens com SA e a comunidade.

No Arquivo Municipal de Lisboa, com a colaboração do serviço educativo, descobriram a origem das imagens tridimensionas e aprenderam o processo de criação de fotogramas onde utilizaram objectos e as suas próprias mãos para realizarem imagens feitas de luz.

Para finalizar no que respeita às aprendizagem de técnicas fotográficas, realizaram o processo de Cianotipia, onde utilizaram objectos do seu gosto e também as suas próprias fotografias tiradas aquando a actividade da pinhole.

Durante o decurso de todo o projecto, os jovens através da prática artística da fotografia, puderam desenvolver as capacidades interação social, estimular a comunicação criativa e imaginativa, promover o diálogo e o sentido critico e sensibilizar o público em geral para as qualidades e características do Síndrome de Asperger que se apresentam neste exposição.

Participantes: André Barroca, André Lemos, Bruno Fraga, Bruno Saraiva, Carlos Faustino, Clara Batarda, David Rodrigues, Duarte Faria, Fábio Pereira, Filipe Morinello, José Maria Português, José Nascimento, Luís Proença, Nuno Monteiro, Pedro Alves, , Pedro Dores, Pedro Miguel Dias, Pedro Noronha, Ricardo Franco, Rui Saraiva, Ruben Reis.


ENTIDADE PROMOTORA
APSA

PARCEIRO
INR

COLABORAÇÃO
Imagerie

arquivo-municipal-lisboa

studioteambox

APOIO
Junta de Freguesia de Benfica

1 pensamento em “Exposição “A luz do teu olhar” no studioteambox – dia 24 de julho

Deixar um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *