Exposição de fotografia – “Gente de Cá, Gente de Lá” – no studioteambox a 9 de Abril

“Gente de Cá, Gente de Lá”
Exposição de fotografia de Sónia Santos

De 9 a 30 de abril, na LXFactory, o studioteambox vai estar cheio de gente: gente que Sónia Santos fotografou ao longo de 15 anos de andanças por Portugal e pelo mundo.

Cartaz da exposição de fotografia:  Gente de Cá, Gente de Lá

“Gente de Cá, Gente de Lá”
Exposição de fotografia – Sónia Santos

“Gente de Cá, Gente de Lá” é a primeira exposição individual de Sónia Santos. Através de uma seleção de 25 fotografias, esta apaixonada por viagens dá-nos a conhecer algumas das pessoas mais marcantes com que se cruzou em Portugal e em vários países dos continentes asiático e americano.

Mas o valor desta exposição não reside (apenas) no valor documental dos registos fotográficos ou na sensibilidade artística da fotógrafa. Há uma opção curatorial intencionalmente assumida com a forma como as fotografias são apresentadas e que se traduz na colocação do espectador perante um exercício matemático: o que se obtém se às “gentes” fotografadas se subtrair a distância cultural e geográfica? Serão as estórias contadas pelas fotografias tiradas “por cá” tão diferentes das que as fotografias tiradas “por lá” revelam? A resposta ficará a cargo de cada um.


Natural de Lisboa, Sónia Santos tem vindo a trilhar o caminho da fotografia desde 2001, tendo apurado o seu know-how em diversos cursos, o último dos quais no Instituto Português de Fotografia. Após ter privilegiado a fotografia analógica durante grande parte do seu percurso, com especial incidência na película de 35 mm e no uso preferencial do preto & branco, recorre hoje sobretudo à tecnologia digital. A paisagem e as pessoas são os motivos preferidos da sua objetiva, inclinação natural de quem faz da fotografia e da viagem uma única atividade orgânica.


Inauguração: 9 Abril 2015 | 19h30
A exposição decorre no studioteambox de 5 a 30 de abril: de sábado a quinta-feira das 15h às 19h e sextas-feiras das 19h às 21h. A entrada é gratuita.

1 pensamento em “Exposição de fotografia – “Gente de Cá, Gente de Lá” – no studioteambox a 9 de Abril

Deixar um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *