Exposição de Pintura: “atrás da porta” de Marie-Emmanuelle Barbosa – Inaugura 4 dezembro

“atrás da porta…”
Exposição de pintura de Marie Emmanuelle Barbosa

Inauguração: 4 de dezembro 2016 às 19h

A exposição decorre no studioteambox de 4 a 25 de dezembro 2016. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h.

Entrada gratuita.

Banner - Exposição de Pintura:

Num mês em que o espiritual tem vindo a perder terreno para o mundano, o studioteambox inverte a tendência e procura levar os seus visitantes ao encontro dos anjosvisitantes do studioteambox

Pode dizer-se que a postura de Marie Emmanuelle Barbosa perante a sua própria condição – a de artista – cumpre o requisito essencial que este ofício requer. E isto não é dizer pouco, como poderá parecer. É que num meio onde a ambiguidade do discurso é muitas vezes usada como veículo de legitimação, o reconhecimento de que o papel do artista é precisamente o de procurar um sentido, e não o de afirmar a posse de uma verdade, é muito refrescante. O que Marie Emmanuelle assume no seu trabalho é precisamente a sua dúvida, a sua vontade de chegar a um sítio mais elevado, em suma, a sua condição humana. A dificuldade que sente em falar da sua pintura espelha essa mesma condição: como se pode descrever o que está atrás da porta, se a mesma ainda não está aberta? Para esta artista, a chave encontra-se entre a “horizontalidade da vida, na qual intento encontrar o meu caminho”, e a “verticalidade que me guia e me eleva”. “Sei o que procuro: aproximar-me do mundo dos anjos e um dia pintar o encontro com eles.”

Exposição de Pintura:

Criada entre o nordeste industrial francês e o norte rural de Portugal, Marie Emmanuelle descobriu o mundo artístico aos 25 anos, altura em que rumou à Provença para frequentar um curso de três anos na Escola de Belas Artes de Digne-les-Bains. Sentindo necessidade de consolidar a sua formação técnica, frequentou o atelier de um pintor para assistir ao seu processo de trabalho.

Cartaz - Exposição de Pintura: