LISBollyworld – Transparent Living – Exposição de pintura de Yann Jonas – no studioteambox a 7 de maio

A partir de 7 de maio, o studioteambox acolhe LISBollyworld – Transparent Living, exposição de pintura do francês Yann Jonas.

LISBollyworld - Transparent Living - Exposição de pintura de Yann Jonas - Poster

Nos trabalhos de Yann Jonas, os homens comunicam com o corpo e com o olhar. A voz está ausente, como se não fosse uma ferramenta relevante ou acessível, e o silêncio chega a ser opressivo. A tensão ou o deleite que o ambiente expressivo de cada quadro transmite são alcançados pelo pintor através de recursos plásticos como o hiper-realismo e o close-up, que remetem para uma visualidade fortemente influenciada pela fotografia. Mas a esta dimensão plástica, vocacionada para a apresentação das coisas na sua crua realidade, acrescenta-se uma outra, de natureza simbólica: paira no ar um certo mistério ancestral.

Em trabalhos anteriores, o artista convocou às suas telas as tradicionais coifas da Bretanha: toucas brancas, muitas vezes decoradas por lavores de renda, que eram reservadas às mulheres daquela região rural francesa. Mais recentemente, são as filigranas do norte de Portugal que fazem a sua aparição nas pinturas de Yann Jonas. Num e noutro caso, é a sedução que ganha terreno através do tradicionalismo: se há algo ainda a ocultar, que o seja da forma mais transparente possível; se há algo a celebrar, que o seja com o que no passado era exclusivamente feminino.

O percurso de Yann Jonas (n. 1967) não é dos mais óbvios. Após uma carreira de sucesso como bailarino e coreógrafo, em que trabalhou com estrelas como Mylène Farmer e Sylvie Vartan e atuou em alguns dos mais célebres palcos de Paris e do mundo, decidiu, em 2009, fazer um retiro espiritual em Rishikesh (Índia), local famoso por ter sido frequentado por celebridades como os Beatles. Aí, através do yoga, despertou para a atividade que melhor preenche a sua necessidade de expressão: a pintura. Autodidata, passou a dedicar-se quase exclusivamente a esta arte, que interrompe apenas para lecionar aulas de iniciação ao Yoga para crianças ou realizar ateliers de expressão artística para mulheres vítimas de violência doméstica.

Inauguração: 5ªfeira, 7 de maio às 19h30.

Para ver de domingo a quinta-feira das 15h às 19h, entre 7 de maio e 4 de junho.

Entrada Livre.

Estamos em Lisboa, na LxFactory – rua principal – Edifício G – Sala 6A

pintura de Yann Jonas

Deixar um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *