No studioteambox, março é mês de Mr. Fields com a exposição Playground

No studioteambox, março é mês de Mr. Fields, com o artista a trazer-nos um conjunto de gravuras e desenhos que forma a exposição Playground.

playground - exposição de Mister Fields no studio teambox

Com Playground, o circo volta à cidade. Após um período de afastamento, Mr. Fields sacudiu o pó ao seu fato de mestre de cerimónias e reuniu a sua trupe de palhaços e trapezistas, freaks e outras criaturas meio homem, meio sonho, todas amestradas ao som da caneta.

Mas não se pense que estas figuras são prisioneiras num mundo de papel: ao sair desta exposição, o visitante arrisca-se a cruzar-se com elas, e não tardará a perceber que é ele próprio uma personagem tão grotesca, ambígua ou brincalhona quanto as que povoam o teatro místico em que todos vivemos.

O crítico que quisesse descrever o trabalho (ou brincadeira) de Mr. Fields teria de o fazer através de um exercício de aproximação. Talvez lhe ocorressem nomes como George Grosz, Bernardo Marques, Júlio ou o John Lennon de Being for the Benefit of Mr. Kite.

Mas no final não deixaria de se sentir insatisfeito: uma aproximação não passa disso mesmo; o essencial esconde-se nos intervalos que ela não consegue preencher. Temos de ser nós próprios a fazê-lo com o que a nossa mente sugere, ao deixarmos o mundo de Mr. Fields entrar-nos pelos olhos dentro.

Mr Fields, um ilustre desconhecido que há vários anos andava afastado destas lides, nunca deixou de fazer bonecos, riscar cadernos, paredes ou aquilo que bem entender. Brinca preferencialmente a preto e branco, recorrendo a essa tecnologia anacrónica e pré-digital que é a caneta (e o papel).

E agora é chegado o momento. O momento de assistir ao regresso de Mr. Fields. O momento de conhecer… Playground.

A exposição decorre no studioteambox de 5 a 19 de março 2015. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h. Entrada gratuita.

Mais informações sobre a exposição

playground - exposição de Mister Fields no studio teambox

Deixar um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *