Red String – no studioteambox, de 23 a 25 de abril

Red String - studioteambox

Marian van der Zwaan, Pauline Oliveros, Ione
23 a 25 de abril, 2016
Das 11h00 às 22h00

Localização LXFactory – Fabrica XL e studioteambox

De 23 a 25 de Abril, a LXFactory recebe” a partir do studioteambox a instalação de arte “Red String, um projeto de Marian van der Zwaan em parceria com a Amnistia Internacional, compositora Pauline Oliveros e a poeta Ione de Nova Iorque.

Convite: (clique para aumentar)
Red String - Convite

“Red String” é uma instalação de arte que visa consciencializar o público sobre discriminação através da confrontação e do debate público.

A componente artística do projeto consubstancia-se numa instalação dum fio vermelho de 3 km (fornecido pela Euronete) de comprimento que inicia o seu percurso no studioteambox e que, como uma teia, “invadirá” o recinto da LXFactory, tendo a sua instalação principal na Fabrica XL.

A instalação servirá de pano de fundo à audição de testemunhos gravados de pessoas que são ou foram marginalizadas ou/e discriminadas: são essas pessoas que formam o “fio vermelho” que serpenteia pela sociedade.

O encerramento será no dia 25 de Abril e incluirá a projeção de um excerto da Ópera “Nubian Word for Flowers”, que retrata a exploração de um sonho profundo sobre a cultura colonial, da compositora, Pauline Oliveros e da poeta, Ione.

Red String é um projeto itinerante que passará por Estremoz, Covilhã, Viseu, Chaves. O encerramento será no Porto, no dia 21 de março 2017, dia internacional contra o racismo, onde as experiências e ideias sobre o tema serão partilhadas.

Red String, no studioteambox

Marian van der Zwaan, artista plástica desenvolve principalmente projetos sem fins lucrativos, baseados em questões sociais, que derivam da sua relação sensorial com os seus ideais.

Pauline Oliveros, compositora, pioneira no desenvolvimento da música experimental e musica arte eletrónica pós -guerra, é a fundadora do Deep Listening Institute em Nova Iorque.

Ione, autora e poeta, editou: Orgulho da Família, quatro gerações de mulheres americanas de cores; A Night Train to Aswan; Njinga, the Queen King. Ione é a diretora artística da Deep Listening Institute em Nova Iorque.

Apoios: (clique para aumentar)
Red String - Apoios